EALRN e COGEP discutem desafios e estratégias no I Encontro de Líderes

14/03/2024

A Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN) e a Coordenadoria de Gestão de Pessoas da ALRN (COGEP) promoveram nesta segunda-feira (11), o Encontro de Líderes visando aprimorar as habilidades de liderança para os gestores do Poder Legislativo Potiguar.

O evento, que contou com mais de 70 lideranças setoriais, teve o objetivo de promover integração entre os líderes dos diversos setores e proporcionar um momento de reflexão para o papel do líder no cumprimento da missão que a Casa Legislativa definiu para a próximo ciclo de Gestão.

A abertura ficou a cargo do Diretor-Geral da Assembleia Legislativa do RN, Augusto Viveiros, que enfatizou o propósito do encontro: "Estamos começando a produzir algo em benefício da sociedade nesse encontro de lideranças".

Em seguida, o Diretor da Escola da Assembleia Legislativa do RN (EALRN), José Bezerra Marinho, expressou sua gratidão pela participação de todos. Destacou o papel essencial da liderança na formação de novos líderes e no cumprimento da missão da Assembleia Legislativa: "O líder não faz seguidores, ele forma novos líderes. Esse é nosso papel, nossa missão".

Marinho conduziu uma dinâmica e discorreu sobre o tema "Cultura e Estratégia Educacional", fornecendo compreensão para a construção de ambientes de aprendizagem eficazes.

“O Encontro de Líderes foi uma grande oportunidade para capacitação e um momento de reflexão, colaboração, buscando um futuro mais promissor e eficiente para a Instituição e para o estado como um todo”, explicou o diretor da EALRN, Marinho.

Destacando a diversidade de temas abordados, o Dr. Professor em Filosofia, Marco Aurélio Jordão, explorou o conceito de uma vida autêntica, incentivando os participantes a viverem de acordo com seus valores mais profundos.

“A partir da fala do professor Marinho sobre liderança e desempenho, eu trouxe algumas ponderações sobre a necessidade de se refletir o que é uma vida autêntica. Para que, a partir da filosofia, pensadores como Albert Camus e o Frederic Nietzsche, e como essa reflexão pode transformar a vida do indivíduo, e nessa transformação, fazer com que o desempenho e a liderança se tornem mais afetivas na prática institucional”, afirmou Jordão.

Na parte da tarde, a Reunião de Líderes foi enriquecida com a participação da Dra. Professora Mariana de Siqueira que abordou de forma leve e sutil um tema delicado sobre "Prevenção e Enfrentamento das Diversas Violências nas Instituições Públicas e Privadas", contribuindo para a construção de ambientes seguros e saudáveis.

“Eu, particularmente, venho com uma enorme alegria, porque tudo que envolve desconstrução de processos de violências históricas me alegra. E nesse evento, com tantos líderes para tratar desse assunto que, nos últimos tempos, vem sendo objeto de legislação, chama a atenção das instituições e líderes a respeito do papel de cada um na proteção das pessoas que trabalham ali dentro”, comemora Mariana.

Para finalizar, a deputada estadual, Cristiane Dantas, encerrou o evento trazendo ainda mais relevância, demonstrando o comprometimento das autoridades com o desenvolvimento e fortalecimento das lideranças no âmbito legislativo do RN e o espaço tão importante para ser debatido o machismo, o etarismo, o assédio sexual, o assédio moral e político.

“A partir do momento que temas como esses têm espaços em uma reunião dessa, com boa parte dos líderes da ALRN, onde é preciso estar atualizado com os problemas do cotidiano e da atualidade, é importantíssimo que estejam preparados para saber ouvir, acolher e enfrentar essa situação”, disse a deputada.

E continuou, “o presidente Ezequiel está conversando com a Casa nesse sentido. Então ele sinalizou para que a Escola da Assembleia conduzisse essa discussão trazendo, neste dia, os líderes para essa capacitação, com a palestra da doutora Mariana, trazendo informações importantes. E a partir de agora, a construção da cartilha e a criação de um procedimento sejam padrões dentro da Casa e que todos estejam aptos a faze os encaminhamentos”, finalizou a deputada.